29 July 2016

Where the music meets - Indie Sapiens - Making of!

Tive uma semana incrível - este vosso sapo fez uma participação no blog de música Where the Music Meets!.. O resultado final ficou assim:               |                  I had an incredible week -  this frog of yours has participated in the music blog  Where the Music Meets!..   The final result came out like this:


Mais incrível ainda que o resultado, que me enche de alegria, foi a viagem! Este convite deu-me a oportunidade de explorar as ideias que surgiam no momento até obter esta imagem. Gostam do desenlace?                |             The most incredible part was the journey! The result is one that I am happy about, but what a journey... This kind invitation gave me the opportunity to explore as ideas flowed, until it all came together in that image. Do you like it?

É frequente eu desenhar enquanto ouço música - seja em exercícios de aquecimento para começar a rabiscar e por a mão e mente a fluir, seja como sujeito dos próprios desenhos (relembra [isto], [isto] e [aquilo]).               |             It's not unusual for me to draw while listening to music - not only does it inspire me to get going in "warm up exercises" but often it is the subject matter itself (remember [this], [this] and [that]). 

O blog Where the Music Meets faz parte do meu dia-a-dia - ao fim do dia vou ler e ouvir as novidades, por isso imaginem como fiquei radiante quando me convidaram. O desafio era sugerir uma música ou artista(s) de que gostasse, acrescentando alguma informação sobre mim, a minha relação com a música e sobre a minha sugestão. Levei o desafio a peito (desafios - não lhes resisto!) e, claro, quis acrescentar um desenho! Contudo, surgiu uma questão nova - normalmente a música vem primeiro e só depois começa a criatividade na mão, aqui escolhi a música já sabendo que a ia desenhar.               |             The blog Where the Music Meets is well integrated in my daily routine - in the evenings I read and listen for what's new - so imagine my delight when they invited me for a post! The challenge  was to suggest a music or artist(s) that I enjoyed, while revealing a bit of my personal life and my bond with music. I took the challenge to heart (challenges - I cannot resist them!) and, evidently, I wanted to add a sketch! Yet, an issue popped in my mind - usually the music comes first and the creativity follows, here I chose the music already knowing I would draw it. 

A primeira fase do gozo foi ouvir (ou reouvir) músicos de que gosto, com vista em procurar alguém que se adequasse. Mirror people foi a escolha. A segunda fase do gozo foi desenvolver o desenho.                |            The first phase of my enjoyment was to list (ou re-listen) music from artists I admire so that I would find someone fitting. Only then the second phase kicked in - drawing!

O primeiro rabisco que fiz foi bem livre, numa abordagem muito intuitiva. Talvez por isso o desenho tenha ficado muito "meu" e um pouco demasiado inocente para a ideia que desejava transmitir.  Deu para perceber, no entanto, a palete de cores que associava à música dos Mirror People e gostei do retrato do Rui Maia.               |             This first sketch was very free-flowing, through an intuitive approach. Maybe that's why I thought in the end it was too much "my own" and very naive for what I was trying to convey. It wasn't all lost - I figured out what colour palette I associated with Mirror People's music and I liked Rui Maia's portrait. 


Escolhi os Mirror People para responder ao desafio, entre outras razões (não deixem de espreitar o post original - link aqui), pelo carácter do Rui Maia, que parece boa gente e isso para mim é de valorizar, e a surpreendente voz da Maria do Rosário. Escolhi-os aos dois para representar a banda (as minhas desculpas aos demais elementos!). Daí decorreu uma procura para os representar favoravelmente e em sintonia com os ritmos da sua música.               |               Mirror People were my choice to reply to this challenge (do not miss the original post - link here) for Rui Maia, who comes across as a good guy, and I value that, and for Maria do Rosário's surprising voice. I picked them both to represent the band (I'm sorry, other elements!). From then onwards I chased a means to portray them fairly and in sync with the rhythms of their music.



E no fim os desenhos eram tantos que me obrigou a uma restrição editorial feroz!                |             At the end the designs were so many I obliged myself to a sharp editorial restriction!

Só me resta agradecer imenso o convite aos curadores do WtMM - diverti-me tremendamente!!!               |       Thank you, WtMM's curators! I had tremendous fun!!!





No comments: